Introdução
O tema foi escolhido pois, possibilita
trabalhar as diferenças na construção da identidade das crianças. Desde muito
cedo as crianças tem contato com discursos negativos relacionados ao
preconceito, rótulos e discriminação. Nessa fase os alunos estão sendo moldados
e muito do que serão quando adultos será o reflexo do que aprederam aqui na
Educação Infantil. Elas são capazes de construir seus próprios conhecimentos,
por isso o professor como mediador tem que proporcionar situações que priorizem
a interação entre todos, de forma que todos se respeitem, esse será o primeiro
passo de um adulto sem preconceitos. Nessa fase de construção o aluno se
espelha nos adultos, dessa forma o professor tratando a diversidade de forma
natural e com respeito, será um bom exemplo para toda turma.
4.2 Dados Gerais do Projeto
- Carga horária: 24 horas
- Temática – Valorizando as
Diferenças
- Objetivo geral: Reconhecer e valorizar a
diversidade humana, apontando os aspectos positivos proporcionados pelas
diferenças;
- Objetivos específicos:
·
Valorizar as diferenças por meio
de história e vídeos;
·
Despertar a imaginação e
criatividade;
·
Trabalhar a coordenação motora;
-
Metodologia: Antes da intervenção e com o auxilio do professor
regente, pedir através de bilhete que os pais enviem para a escola fotografias
dos alunos, pais, avós, irmãos, tios, enfim familiares. Colocar identificação
no verso das fotografias e montar um mural. O início do projeto será a partir
deste mural.
-
Recursos: Fotografias, filme –
Moranguinho, Livro – Menina Bonita do Laço de Fita, fantoches, video - O valor
das diferenças, projetor, sulfites,
lápis de cor, giz, guache, lã e revistas.
- Avaliação: A
avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, considerando a participação,
interesse, empenho e mudança ou não de comportamento. Ao se trabalhar em grupo
poderemos veririficar a interação positiva ou não entre os alunos.
4.3 Referencial Teórico
O tema está presente no Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil e deve ser debatido ou trabalhado. Além disso as DCNEI, no
seu artigo 9º, determinam que devem ser garantidas as crianças experiências que
permitam o reconhecimento da diversidade e manifestações culturais.
Ninguém
é igual a ninguém. Cada um foi gerado e desenvolvido por meio de uma fórmula
única, que nunca poderá ser copiada e sim valorizada, por aquilo que tem de
melhor, ser diferente e único é uma característica de todo ser humano. Saber
reconhecer o que há de único e característico de cada educando “rotulado” ou
não, é fundamental para que se possa ajuda-lo a desenvolver-se plenamente. Esse
é o real valor das diferenças. É essa aprendizagem que se inicia muito cedo,
desde quando começamos a adquirir a percepção de quem somos e de quem é o
outro, que merece ser respeitado e valorizado, independente de cor, etnia ou
deficiência. Durante a Educação Infantil as crianças estão em pleno desenvolvimento
desta consciência, portanto, não podemos perder a oportunidade de ressaltar
ainda mais a questão.
A dialética entre o direito à igualdade e o direito à diferença na
educação escolar como dever do Estado e direito do cidadão não é uma relação
simples, por isso deve ser trabalhada desde cedo. De um lado, é preciso fazer a
defesa da igualdade como princípio de cidadania. A igualdade é o foco pelo qual
homens lutaram para eliminar os privilégios de sangue, de etnia, de religião ou
de crença. Ela ainda é o norte pelo qual as pessoas lutam para ir reduzindo as
desigualdades e eliminando as diferenças discriminatórias.
Por isso, as escolas devem combater as
discriminações no que se referem a: origem, etnia, sexo, religião, cor, crença
ou deficiência. Um tratamento diferenciado só se justifica perante uma situação
objetiva e racional e cuja aplicação considere o contexto mais amplo. Desse
modo, a educação como direito e sua efetivação em práticas sociais se convertem
em instrumento de redução das desigualdades e das discriminações e possibilitam
uma aproximação pacífica entre os povos de todo o mundo.
4.4
Planos de Aula
PLANO
DE AULA 1
-
CONTEÚDO – Linguagem oral e Arte
-
OBJETIVOS
Trabalhar
a diversidade familiar;
Estimular
a socialização;
Desenvolver
a aralidade;
Estimular
a imaginação e criatividade;
-
DURAÇÃO – 4 horas
-
METODOLOGIA
Realizar uma análise das diferenças e
semelhanças entre as pessoas do mural, (com quem se parecem ou não, se todos
são iguais). Cada aluno terá a oportunidade de apresentar seus familiáres.
Distribuir folhas para que os alunos desenhem sua família. Finalmente junto aos
alunos refletir sobre as diferenças entre as pessoas.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS – Fotografias, sulfite, giz de cera.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – A avaliação acontecerá em forma de observação e
registro sobre o que os alunos falam sobre sua família e o comportamento e
manifestções dos demais ao ouvirem a apresentação dos colegas;
PLANO
DE AULA 2
-
CONTEÚDO – Linguagem oral e Arte
-
OBJETIVOS
Respeitar
os amigos independente de diferenças;
Estimular
o desenvolvimento da sensibilidade;
Despertar
a imaginação e criatividade;
-
DURAÇÃO – 4 horas
-
METODOLOGIA
Durante a roda de conversa, dizer aos alunos que
iremos assistir um vídeo que tem uma gatinha que não gosta de nada ou
ninguém diferente. Colocar o filme: Moranguinho – Nossos melhores amigos. Ao
término do filme realizar uma roda de conversa para falar das características
dos personagens e sobre o comportamento inicial e final da gatinha do filme.
Distribuir sulfites e pedir que desenhem suas gatinhas.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS – DVD – Moranguinho – Nossos Melhores Amigos, TV, sulfite,
giz de cera, lápis de cor.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – Através de observação e registro de pontos que deverão
ser mais trabalhados, partindo do comportamento e reação dos alunos no decorrer
do filme.
PLANO
DE AULA 3
-
CONTEÚDO – Linguagem oral, coordenação motora, arte
-
OBJETIVOS
Incentivar
o gosto e interesse pela leitura através da contação de histórias;
Valorizar
a diversidade;
Perceber
que suas características são heranças herdadas de seus familiares;
-
DURAÇÃO – 4 horas
-
METODOLOGIA
Durante
a roda de conversa fazer a apresentação do livro aos alunos, título e autora,
realizar a exploração da capa, características dos personagens. Contar a
história aos alunos utilizando os personagens presos em palitos. Ao final da
história conversar com os alunos sobre o coelho e a gatinha do filme, se o
comportamento dos dois é parecido, como eles são, como devemos ser e nos comportar
em relação às diferenças. Entregar os vestidos da Menina Paraque os alunos
colem na sulfite e terminem o desenho, rosto, braços e pernas. Distribuir aos
alunos um desenho da Menina Bonita do Laço de Fita para que eles pintem com
guache e colem lã nos seus cabelos.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS – Livro Menina Bonita do Laço de Fita, sulfite, guache,
giz, lápis, lã.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO - A avaliação acontecerá durante todo o processo, observando o
comportamento das crianças em relação às atividades, manuseio dos materiais, o
relacionamento com os demais colegas e a manifestação oral sobre os personagens
do livro e do filme.
PLANO
DE AULA 4
-
CONTEÚDO – Linguagem oral e escrita e matemática
-
OBJETIVOS –
Realizar
contagens;
Reconhecer
letras iniciais;
Desenvolver
a imaginação e a criatividade;
-
DURAÇÃO – 4 horas
-
METODOLOGIA
Entregar
aos alunos uma folha com o título do livro. Junto com os alunos realizar a
contagem das letras no todo, a contagem das palavras e o registro dos números.
Distribuir uma outra folha contendo de um lado em uma coluna os personagens e
objetos e no outro lado suas respectivas letras iniciais, os alunos deverão
olhar e identificar cada imagem e ligar a mesma em sua letra inicial.
Confeccionar um livrinho, fazer as ilustrações de acordo com os principais
acontecimentos.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS – Folhas cherocadas, lápis de cor, giz e livrinho para
ilustração.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – A avaliação acontecerá no decorrer da aula de acordo
com a participação, organização dos trabalhos, empenho, criatividade, etc.
PLANO
DE AULA 5
-
CONTEÚDO – Linguagem oral e Coordenação motora.
-
OBJETIVOS
Estimular
a coordenação motora através do recortar;
Desenvolver
a oralidade;
-
DURAÇÃO – 4 horas
-
METODOLOGIA
Distribuir revistas e pedir que os alunos em
grupos recortem pessoas diferentes (crianças, adultos, idosos, gordos, magros,
altos, baixos, brancos, negros, loiro, moreno, homem, mulher, etc). Surgiu o
cartaz “Somos todos iguais, porém diferentes”! Momento de reflexão e oportunidade
dos alunos dizerem o que estão vendo no cartaz.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS – Revistas, tesouras, colas, sulfites
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO – A avaliação será por meio de observação e registro do
comportamento dos alunos ao trabalharem em grupos, visando a organização, a
cooperação, e as manifestações sobre as pessoas do cartaz.
PLANO
DE AULA 6
-
CONTEÚDO – Linguagem oral
-
OBJETIVOS
Respeitar
e valorizar as diferenças entre os colegas;
Tratar as diferenças
valorizando as diversidades;
Conscientizar a todos dos valores que cada um tem
perante a sociedade;
-
DURAÇÃO – 4 horas
-
METODOLOGIA
Passar um video – O valor das diferenças.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=trgIYaWJb2k
Se
trata de uma música que fala das diferenças e com imagens relacionadas.
Enquanto é executado o video, com o auxilio da professora e monitora, preparar
uma exposição dos trabalhos dos alunos para as outras turmas.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS – Cd, TV e DVD.
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO – A avaliação ocorrerá no decorrer da exposição, considerando a
participação, interesse, empenho e mudança ou não de comportamento ao
apresentar seus trabalhos aos demais alunos da escola.
adorei, obrigada por compartilhar...
ResponderExcluirFICO FELIZ QUE TENHA GOSTADO.
Excluiramei me ajudou muito pra o meu relatorio de estagio
ResponderExcluirAmei trouxe luz ao meu trabalho pedagógico obrigada
ResponderExcluirPerfeito!
ResponderExcluirAdoreei
ResponderExcluirAdoreei
ResponderExcluirAmei adaptei ao novo BNC P O MEU PLANEJAMENTO
ResponderExcluirFiquei muito feliz, excelente!!!
ResponderExcluirAdorei. Me ajudou muito. Gratidão
ResponderExcluirPosso trabalhar com berçário nesse projeto?
ResponderExcluirBoa noite preciso de uma dinâmica sobre respeito as diferenças para educação infantil vc tem alguma
ResponderExcluirAmei, vai me ajudar muito. Deus abençoe
ResponderExcluirAmei! Vou trabalhar no meu projeto! Muito Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirMuito legal! Me ajudará muito na execução do meu projeto. Obrigada!
ResponderExcluirBoa noite! Maravilhosooooooo, ameiiiii, esta de parabéns pelo perfeito trabalho, estou utilizando ele para fazer meu projeto de conclusão de curso em Pedagogia.
ResponderExcluir