ÁGUA SAIBA USAR PARA NÃO
ACABAR!
ESCOLA: Cantinho Feliz
ANO: 4º Ano
DURAÇÃO: Aproximadamente 1 mês
TEMA: Água
CONTEÚDOS
CIÊNCIAS – Estados físicos da água,
ciclo da água, distribuição e consumo da água, poluição da água.
PORTUGUÊS – Leitura e interpretação
de diferentes gêneros textuais (textos científicos, notícias, poemas, músicas,
etc.), produção de texto.
MATEMÁTICA – Interpretação de
tabelas e gráficos, situações problemas.
ARTE – Ilustrações e maquetes.
GEOGRAFIA – Aquíferos, agricultura
e indústria.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Jogo (Despoluindo
o rio).
INTRODUÇÃO
Embora muito
abundante na Terra ¾ é formado de água, apenas uma pequena parte da água, cerca
de 0,03 é potável e está disponível para uso humano. A escassez de água já é uma realidade e por
isso seu uso indiscriminadamente deve ser combatido.
JUSTIFICATIVA
O tema água está
presente no cotidiano dos alunos. É um elemento fundamental para a vida e o
principal responsável pela degradação dos recursos hídricos é o ser humano.
Aprender a cuidar a cuidar das nossas águas é uma questão de cidadania, sendo
assim, desenvolver o tema água nas escolas é o primeiro passo para alcançarmos
melhoria em nossa qualidade de vida.
OBJETIVO GERAL
- Compreender
que a água potável pode acabar e é indispensável para a sobrevivência de
qualquer ser vivo, por isso a importância de seu uso racional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender
a água como elemento essencial para sobrevivência dos seres vivos;
- Reconhecer
maneiras de evitar o desperdício;
- Perceber
a importância de cada um para sua preservação;
DESENVOLVIMENTO
- Iniciar o
projeto passando o filme Acquaria (2003), uma obra de ficção, estrelado
por Sandy e Junior. Num futuro distante a Terra passa por uma seca muito
grande provocada pelas constantes degradações à natureza e as
consequências para a humanidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pWy1lZVTWFY
- Após o
filme conversar com os alunos sobre a importância da água para nosso
organismo e o meio em que vivemos. Qual a relação do filme com os dias
atuais?
- Pesquisar
o significado da palavra água no dicionário.
- Utilizar
o livro didático de Ciências – Aprender Juntos, para trabalhar assuntos
pertinentes ao tema, estados físicos, mudanças de estados, ciclo da água,
nascentes, etc. Complementar os conhecimentos com cruzadinhas,
caça-palavras, leitura e interpretação de textos científicos, noticias,
relacionados ao assunto.
- Realizar
experiências em sala que demonstrem os estados físicos da água, as
mudanças de estado, o ciclo da água, o processo de infiltração e
purificação da água pelo solo, etc.
- Ouvir e
acompanhar a música de Guilherme Arantes – Terra Planeta Água. Produzir
desenhos e cartazes relacionados à música.
- Através
do mapa visualizar os estados que mais sofrem com a escassez de água.
- Pesquisar
as diferenças entre ambientes com escassez de água e ambientes com
abundância de água. Fazer o registro das diferenças.
- Distribuir
uma tabela com consumo de água médio diário por habitante de alguns
estados. Pedir aos alunos que
analisassem a tabela e utilizem os dados para construir um gráfico.
- Fornecer
a informação da quantidade de habitantes desses estados e em grupos calcularem
o consumo médio total de cada um deles.
- Utilizar
livros, jornais, revistas, internet como apoio para construir maquetes de
bacias hidrográficas, uma com ambiente natural intacto e a outra com
ambiente desmatado e rios poluídos.
- Pesquisar o que é um aquífero e em quais
países o Aquífero Guarani está presente.
- Produzir
poesias sobre a água.
- Jogo –
Despoluindo o rio. Em um tnt azul de +ou- 3 metros simbolizando o rio, colocar
vários objetos, alguns naturais deste ambiente e lixos. Dividir a turma em
dois grupos, em cada grupo terá um aluno vestido com um saco simbolizando
a lixeira, Estipulado o tempo, ganha a equipe que tirar mais lixo do rio.
RECURSOS
Computador, projetor, som, jornais
e revistas, papéis variados, pincel, tinta guache, livro didático, dicionário,
etc.
CULMINÂNCIA
Os trabalhos
produzidos serão expostos e abertos para visitação, neste dia as poesias serão
recitadas, e o fechamento será uma pequena passeata pelo bairro com os cartazes
produzidos na busca de conscientizar os moradores.
AVALIAÇÃO
O processo
avaliativo acontecerá durante todas as etapas do projeto de forma contínua.
Serão consideradas as anotações dos alunos, suas produções, participação
individual e no grupo, envolvimento e comprometimento com o projeto e
principalmente as atitudes e mudanças de comportamento de acordo com a evolução
das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário