quinta-feira, 11 de junho de 2015

PROJETO INTERDISCIPLINAR - ÁGUA

ÁGUA SAIBA USAR PARA NÃO ACABAR!
ESCOLA: Cantinho Feliz
ANO: 4º Ano
DURAÇÃO: Aproximadamente 1 mês
TEMA: Água
CONTEÚDOS
CIÊNCIAS – Estados físicos da água, ciclo da água, distribuição e consumo da água, poluição da água.
PORTUGUÊS – Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais (textos científicos, notícias, poemas, músicas, etc.), produção de texto.
MATEMÁTICA – Interpretação de tabelas e gráficos, situações problemas.
ARTE – Ilustrações e maquetes.
GEOGRAFIA – Aquíferos, agricultura e indústria.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Jogo (Despoluindo o rio).
INTRODUÇÃO
Embora muito abundante na Terra ¾ é formado de água, apenas uma pequena parte da água, cerca de 0,03 é potável e está disponível para uso humano.  A escassez de água já é uma realidade e por isso seu uso indiscriminadamente deve ser combatido.
JUSTIFICATIVA
O tema água está presente no cotidiano dos alunos. É um elemento fundamental para a vida e o principal responsável pela degradação dos recursos hídricos é o ser humano. Aprender a cuidar a cuidar das nossas águas é uma questão de cidadania, sendo assim, desenvolver o tema água nas escolas é o primeiro passo para alcançarmos melhoria em nossa qualidade de vida.
OBJETIVO GERAL
  • Compreender que a água potável pode acabar e é indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo, por isso a importância de seu uso racional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender a água como elemento essencial para sobrevivência dos seres vivos;
  • Reconhecer maneiras de evitar o desperdício;
  • Perceber a importância de cada um para sua preservação;
DESENVOLVIMENTO
  • Iniciar o projeto passando o filme Acquaria (2003), uma obra de ficção, estrelado por Sandy e Junior. Num futuro distante a Terra passa por uma seca muito grande provocada pelas constantes degradações à natureza e as consequências para a humanidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pWy1lZVTWFY
  • Após o filme conversar com os alunos sobre a importância da água para nosso organismo e o meio em que vivemos. Qual a relação do filme com os dias atuais?
  • Pesquisar o significado da palavra água no dicionário.
  • Utilizar o livro didático de Ciências – Aprender Juntos, para trabalhar assuntos pertinentes ao tema, estados físicos, mudanças de estados, ciclo da água, nascentes, etc. Complementar os conhecimentos com cruzadinhas, caça-palavras, leitura e interpretação de textos científicos, noticias, relacionados ao assunto.
  • Realizar experiências em sala que demonstrem os estados físicos da água, as mudanças de estado, o ciclo da água, o processo de infiltração e purificação da água pelo solo, etc.
  • Ouvir e acompanhar a música de Guilherme Arantes – Terra Planeta Água. Produzir desenhos e cartazes relacionados à música.
  • Através do mapa visualizar os estados que mais sofrem com a escassez de água.
  • Pesquisar as diferenças entre ambientes com escassez de água e ambientes com abundância de água. Fazer o registro das diferenças.
  • Distribuir uma tabela com consumo de água médio diário por habitante de alguns estados.  Pedir aos alunos que analisassem a tabela e utilizem os dados para construir um gráfico.
  • Fornecer a informação da quantidade de habitantes desses estados e em grupos calcularem o consumo médio total de cada um deles.
  • Utilizar livros, jornais, revistas, internet como apoio para construir maquetes de bacias hidrográficas, uma com ambiente natural intacto e a outra com ambiente desmatado e rios poluídos.
  •  Pesquisar o que é um aquífero e em quais países o Aquífero Guarani está presente.
  • Produzir poesias sobre a água.
  • Jogo – Despoluindo o rio. Em um tnt azul de +ou- 3 metros simbolizando o rio, colocar vários objetos, alguns naturais deste ambiente e lixos. Dividir a turma em dois grupos, em cada grupo terá um aluno vestido com um saco simbolizando a lixeira, Estipulado o tempo, ganha a equipe que tirar mais lixo do rio.
RECURSOS
Computador, projetor, som, jornais e revistas, papéis variados, pincel, tinta guache, livro didático, dicionário, etc.
CULMINÂNCIA
Os trabalhos produzidos serão expostos e abertos para visitação, neste dia as poesias serão recitadas, e o fechamento será uma pequena passeata pelo bairro com os cartazes produzidos na busca de conscientizar os moradores.
AVALIAÇÃO

O processo avaliativo acontecerá durante todas as etapas do projeto de forma contínua. Serão consideradas as anotações dos alunos, suas produções, participação individual e no grupo, envolvimento e comprometimento com o projeto e principalmente as atitudes e mudanças de comportamento de acordo com a evolução das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário