sábado, 21 de julho de 2012

PROJETO LITERATURA DE CORDEL

PÚBLICO ALVO – Alunos do 4º ano

1)    Justificativa:

O projeto servirá para os alunos conhecerem a variedade e riqueza literária brasileira. As informações obtidas através do projeto e as ações realizadas poderão promover o reconhecimento e respeito à diferentes culturas.

2)    Objetivos:



·         Incentivar a prática de leitura de diferentes gêneros textuais;

·         Ampliar o repertório literário;

·         Promover uma aproximação com a cultura popular nordestina;

·         Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;



3)    Recursos materiais:

Quadro branco, folhetos diversos de cordéis, vídeos, TV, DVD, bandeja de polietileno, palito, tinta guache, esponja de cozinha, jornais, sala de computação.

4)    Metodologia:

Apresentar aos alunos um filme em cordel – O lobisomem e o coronel.

Conversar sobre o que sabem de cordel.

Exibir a reportagem especial sobre o cordel do Globo Rural, para um resgate da história do cordel, pedir aos alunos que anotem as principais informações para que estas se transformem em cartazes, que serão expostos na feira literária.

Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas.

Propor aos alunos que tentem expressar um tema em versos, criando seus próprios cordéis.

Levar os alunos à sala de computação para que os próprios digitem seus trabalhos.

Elaborar as capas dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da literatura de cordel, a xilogravura. Para isto, utilizar as formas de polietileno, palito, esponja e tinta guache.

Com as informações retiradas da reportagem, montar os cartazes utilizando letras recortadas de jornais.

Montagem da feira literária.

Apresentação das produções dos alunos durante a feira, (para esta apresentação caracterizá-los de cangaceiros).

No dia da feira os alunos podem fazer a leitura dos cartazes, mostrar os cordéis de cordelistas conhecidos, mostrar suas produções expostas em varais, explicar o processo de como é feita a xilogravura e distribuir cópias de seus cordéis aos visitantes.

5)    Avaliação:

A avaliação será constante, durante todas as etapas do projeto. Será avaliada a participação, interesse, desempenho nos trabalhos durante as aulas e também as apresentações na feira.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário