sábado, 19 de julho de 2014

PROJETO - PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES


JUSTIFICATIVA
O presente trabalho busca o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças, com foco principal na produção de seus próprios textos. Os contos de fada já fazem parte do repertório dos alunos nessa faixa etária, o trabalho tem também o intuito de introduzir nos alunos o hábito e interesse por diferentes gêneros textuais, tais como, notícias, entrevistas, músicas, poemas, obras de arte e outros. Só é possível alcançar plenamente o conhecimento, isto é, de forma significativa, através de práticas que valorizem todos os sentimentos, que deem espaços às manifestações das múltiplas inteligências, aos diferentes olhares e expressões que as traduzem.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 3º ano fundamental;
TEMPO DE DURAÇÃO
Segundo bimestre de 2014 – Elaboração e desenvolvimento;
Mês de julho – Seleção de textos escritos para compor o livro;
Mês de agosto – Correção e impressão do livro;
Mês de setembro – Lançamento e entrega dos livros;
RECURSOS
• Livros
• Textos e trechos literários
• Músicas
• Biblioteca
• Data Show
• Vídeos
• Caixa de poemas
OBJETIVO GERAL
Estimular a sensibilidade e o interesse pela Arte, sobretudo pela literatura e pela música, permitindo aos alunos a percepção, a interpretação e a expressividade das emoções, partindo disto, produção de textos que se traduzirão em um livro organizado e editado pelos próprios alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Proporcionar meios para a redescoberta da leitura, despertando, assim, o gosto pelo ato de ler.
Ø Reforçar a importância da leitura no desenvolvimento da inteligência, evidenciando sempre a possibilidade de ler com prazer.
Ø Contribuir para a formação de alunos-leitores críticos e conscientes e, portanto, competentes. 
Ø Apresentar o universo da leitura de forma lúdica e, aparentemente, descompromissada, imprimindo, assim, ao ato de ler um sentido novo, à medida que se permitem experiências positivas de leitura, através de leituras diferenciadas que se associam a momentos de prazer.
Ø Associar textos verbais a textos não verbais (pinturas, fotografias, esculturas...).
Ø Desenvolver a expressão oral e corporal através da dramatização de poemas, do contar histórias, do cantar, do recitar.
Ø Favorecer a transformação da tipologia dos textos (retextualização).
Ø Proporcionar a paráfrase, a paródia e a criação de textos escritos em diversos gêneros.
Ø Favorecer a publicação de um livro de histórias, cartas, notícias, poemas, escritos a partir das leituras realizadas.
DESENVOLVIMENTO
Ø 1º momento
Preparar a sala com textos de gêneros variados e espalhados por todo o espaço para aguçar a curiosidade dos alunos ao chegarem.
Apresentação do projeto aos alunos.
Fazer os seguintes questionamentos:
• O que já sei sobre o assunto?
• O que quero aprender?
• Como vou aprender?
            Depois de introduzido o projeto iniciar com atividades diversas por meio das quais os alunos tomarão conhecimento de cada gênero a ser trabalhado e farão aos primeiros textos, preparando para a produção de texto escolhida para o livro (dramatização, desenho, debate, leitura e interpretação, filmes...).
CONTANDO E OUVINDO HISTÓRIAS – ENCANTANDO LEITORES
O professor, conforme sua responsabilidade, contará histórias para os alunos. Além disso, escolherá alunos para prepararem e contarem alguma história para a turma.
Dentre os livros a serem apresentados, sugerimos:
1) Leituras coletivas (o professor traz o livro e, a cada semana, ou a cada dia, lê um trecho).
Ø O menino do dedo verde, de Maurice Druon.
Ø A megera domada, de Shakespeare.
Ø Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado.
Ø Fadas que não estão nos contos, de Katia Canton.
SUGESTÕES PARA LEITURA DOS ALUNOS:
Ø Romeu e Julieta
Ruth Rocha. Editora Salamandra
Ø As caras da violência e alguns modos de construir a paz
Edson Gabriel Garcia – FTD
Ø Maria Carla e Josefina
Lilian Cypriano – Ed. Compor
Ø O cavaleiro do sonho – As aventuras de Dom Quixote de La Mancha
Ana Maria Machado e Candido Portinari – Editora Mercuryo Jovem
            Ø 2º momento
Eu rabisco, eu planejo, eu escrevo, eu apago e reescrevo...
Os alunos são levados a escrever textos que retomem os contos clássicos lidos, materializados em diversos gêneros.
É importante que os alunos saibam a importância do rascunho e os que arquivem em sua pasta do Projeto.
Gêneros em foco
Apresentar os gêneros textuais (o que são, quais os principais suportes, exemplificar, lendo e mostrando, em seus suportes originais, alguns textos.
Ø Reconhecendo e transformando os gêneros
Do conto
• à carta;
• à notícia;
• ao poema;
• à propaganda;
• ao classificado...
Ø Apresentar, reconhecer como se organizam e elaborar textos.
Para cada gênero trabalhado no Projeto, realizar uma sequência de atividades em que os alunos não só conheçam as características do gênero, mas desenvolvam-no lendo, interpretando, reescrevendo...
Exemplo:
Gênero: Notícia
Organizando uma notícia
• Solicitar que tragam notícias para serem lidas;
• Estudar suas características, separando-a em partes (lide, olho, manchete...)
• Interpretá-la;
• Criar títulos para notícias apresentadas;
• Criar notícias;
Ø 3º  momento
Após escolher o texto a ser publicado no livro, com o auxílio do professor, os alunos farão a revisão (leitura crítica) dos próprios textos, analisando-os quanto ao conteúdo, à organização e à linguagem.
Primeiro, os alunos farão essa leitura crítica utilizando o roteiro de revisão, que apresenta os aspectos básicos a serem observados em um texto. A seguir, corrigem conforme essa observação. Após essa etapa, o professor fará a leitura e os apontamentos necessários para que os alunos reescrevam os textos, passando-os a limpo.
Ø 4º  momento
Publicação e lançamento, nesta ocasião os alunos apresentarão seu livro a comunidade.

Avaliação
A avaliação deverá ocorrer durante todas as etapas do projeto, sem distanciar-se, portanto, de sua característica mais importante, que é a de ser contínua. Será observado a participação, entusiasmo e retorno dos textos.

Um comentário: